Quem somos?

Silenciosos Operários da Cruz (SOdC)

Os Silenciosos Operários da Cruz são uma Associação internacional privada de fiéis, reconhecida pelo Conselho Pontifício para os Leigos.

Ao consagrarem-se a Cristo por intermédio de Maria, eles vivem uma doação total de si mesmos em resposta à consagração baptismal e através da prática dos conselhos evangélicos.

Actuando no vasto e articulado mundo do sofrimento, os Silenciosos Operários da Cruz realizam em si mesmos, e partilham com todas as pessoas, uma caminhada de crescimento e amadurecimento da fé, para que, à luz da Páscoa, todos se vejam chamados a encontrar e a anunciar o sentido do seu próprio sofrimento e, deste modo, a alegria da salvação.

Centro Voluntários do Sofrimento (CVS)

O CVS é uma Confederação Internacional de associações diocesanas.
A finalidade do CVS é a de promover, favorecer e assegurar a realizão da intuição carismática de Mons. Novarese que vê no sofrimento oferecido pela pessoa uma participação no mistério pascal de Cristo que o converte em apóstolo e em sujeito de acçãoe não no objecto da caridade e da compaixão dos outros.

A metodologia pastoral de que o CVS se serve é a da presença que acompanha e que conduz à salvação, característica do trecho evangélico referente aos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35), que o Fundador apontou como especial missão daqueles que sofrem “O doente por meio do doente, com a
ajuda do irmão são”.

Fundadores:

Fundadores

O Beato Mons. Luís Novarese nasceu em Casale Monferrato, Italia, em 1914. Aos nove anos Luís adoeceu até passar por um longo calvário. Durante a doença, tuberculose óssea com proliferação forte, experimentou a realidade de um sofrimento que toca muita gente a nível físico mas ainda mais a nível moral.

Luís Novarese possuia um forte equilíbrio interior e uma fé solida. A oração, a intimidade com Jesus Eucaristia, a sincera devoção a Nossa Senhora e o zelo apostólico conservaram-no fiel, alegre e sereno, sempre símpatico, amigo de todos e semeador de esperança e alegria. Com o seu ardor juvenil pediu insistentemente ao Senhor, por intercessão de Maria Auxiliadora, o dom da cura e depois de um tempo de intensa oração, a doença desapareceu até ficar completamente curado. A experiência vivida orientou a sua vida para uma escolha de total dedicação ao Senhor e para um apostolado orientado para a valorização do sofrimento e para a promoção integral da pessoa humana. Em 1947, com o apoio da irmã Elvira Myriam Psorulla, fundou o Centro Voluntários do Sofrimento

Beato Luis Novarese

A Irmã Elvira Míriam Psorulla nasceu em Haifa, dia 1 de novembro de 1910. Na sua terra natal passa com a família o seu tempo de infância e juventude, tendo aí estudado até terminar o ensino universitário.

O Mons. Novarese encontra nela um grande apoio também a nível cultural, acerca das ideias do apostolado da pessoa que sofre. A ela, de facto, são confiados vários passos do desenvolvimento das diversas associações e eventos (Seja para a construção da Casa de Re, a difusão do CVS fora da Europa, ou mesmo a realização de congressos sacerdotais).

Irmã Elvira Myriam Psurulla