O CVS é uma Confederação Internacional de associações diocesanas.
A finalidade do CVS é a de promover, favorecer e assegurar a realizão da intuição carismática de Mons. Novarese que vê no sofrimento oferecido pela pessoa uma participação no mistério pascal de Cristo que o converte em apóstolo, por tanto, em sujeito de acção e não no objecto da caridade e da compaixão dos outros.
Assim a pessoa que sofre transforma-se em “primícia e profecia” para a valorização de cada forma de sofrimento presente na vida do homem.
Os associados do CVS vivem a sua vocação baptismal e a sua missão apostólica em comunhão com Cristo crucificado e ressuscitado. Nesta união com Cristo, a pessoa que sofre acolhe não só a salvação, o sentido, a esperança e a consolação para a própria vida, mas também responde ao apelo a um empenho apostólico com o anúncio do Evangelho aos irmãos.
A metodologia pastoral de que o CVS se serve é a da presença que acompanha e que conduz à salvação, característica do trecho evangélico referente aos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35), que o Fundador apontou como especial missão daqueles que sofrem “O doente por meio do doente, com a
ajuda do irmão são”.
Tudo isto acolhendo a presença especial de Maria na vida da Igreja (Jo 19, 25-27), entregando-se à Santa Mãe, que forma os verdadeiros apóstolos de Cristo, e com espírito de profunda adesão aos pedidos de oração e penitência, próprias da espiritualidade mariana de Lourdes e Fátima.
Grupos e Sectores
A associação atinge o seu objectivo principalmente através de uma actuação capilar e articulada em pequenos grupos, grupo de Vanguarda, presentes na paróquia. O grupo é o lugar onde se dá a formação e se faz a coordenação de todas as actividades úteis à promoção integral da pessoa que sofre, como integração activa na Igreja, na família e na sociedade.
Com a finalidade de melhorar e aumentar a formação dos aderentes, a associação funciona por sectores segundo as idades: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.